Amazonas

BRASIL

Veja vídeo: Diretor Presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, fala sobre ações do Departamento com exclusividade ao Portal CINCO

Rodrigo de Sá, abordou temas sociais e de extrema importância para o trânsito a partir de sua nova gestão em 2023


Leia a entrevista na íntegra:

CNH Social.

Rodrigo de Sá: A CNH Social é um projeto belíssimo, criado pelo governador Wilson Lima, ainda em 2021 e já comtemplou esses 5 mil que ele anunciou ontem, voltados especialmente para o interior do estado. Nós atingimos a marca de 40 mil pessoas contempladas no total desse primeiro ciclo da CNH Social. Projeto que leva a cidadania, perspectiva de futuro, de emprego, de reinserção no mercado de trabalho, as pessoas de baixa renda que não tem condições de ter uma CNH, que tem um custo elevado em todo o país e o projeto vem para estender a mão do Estado e premiar essas pessoas com a CNH 100% gratuita. Um projeto que vai continuar, foi construído para ser permanente, que dura muito tempo.

Continua depois da Publicidade

Desmonte regular de veículos.

Rodrigo de Sá:  O processo de desmonte é uma lei, ele é proveniente de uma lei de 2014, 12.977, é uma lei nacional, uma lei que impõe a regulamentação dessa atividade nos estados, de modo que a gente consiga fiscalizar os estabelecimentos que exercem a atividade de maneira legítima, legal, e também fiscalizar aqueles que não exercem a atividade de maneira legal, que estão na clandestinidade. É uma imposição legal e o estado do Amazonas precisa se adequar. Poucos estados até então no país já estão com o projeto em andamento, dando efetividade à legislação e a gente vai iniciar agora nas próximas semanas. Já credenciamos a solução, vamos reunir com os estabelecimentos comerciais, os comerciantes dessa área, para que a gente consiga implementar e com isso a gente vai auxiliar na geração de emprego e renda, na formalização dessas empresas, num controle maior da atividade e sobretudo também na redução do número de furtos e roubos de carros, de veículos. Isso é importantíssimo para o Estado, é importantíssimo também para a segurança pública.

Campanhas educativas.

Rodrigo de Sá:  Estamos aí a todo vapor. É importante frisar que Detran Amazonas tem um dever não só de prevenção, de conscientizar, mas também fiscalizar dentro da sua atribuição repressiva e nos vamos, fundamentalmente, às vésperas da festa de carnaval, intensificar essas ações. Obviamente que com a prevenção, com a orientação, já temos vários projetos em andamento que vamos executar, dinâmicas que vamos executar aí, dinâmicas que vamos executar aí nos blocos, nos bares, nos desfiles de escola de samba e também vamos trabalhar a repressão que é fundamental para que a gente possa garantir a segurança viária. Não existe segurança no trânsito, as vidas salvas se a gente não conciliar de maneira concomitante essas duas forças, prevenção e repressão através da fiscalização. Então vamos empregar todo o nosso efetivo para que a gente possa coibir as práticas irregulares, mas sobretudo dando ênfase ao trabalho educativo que é o que a gente tanto almeja, é o que a gente tanto quer. Condutores mais conscientes no trânsito da nossa cidade de Manaus e do nosso Estado.

Entrevista com Rodrigo de Sá, Diretor Presidente do Detran Amazonas (31-01-2023) 

Fotos: Isaque Ramos