Amazonas

Confirmado: Manaus receberá o sinal 5G puro, quinta-feira, dia 6 de outubro


Belém, Porto Velho, Macapá e Rio Branco também terão o sinal da quinta geração de internet móvel ativado na mesma data.

A partir desta quinta-feira (6), todas as capitais do Brasil deverão ter 5G em funcionamento.  Com o aval dado nesta terça-feira (4) pelo grupo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que acompanha a limpeza de faixas para o funcionamento da tecnologia, cinco municípios – Belém, no Pará; Macapá, no Amapá; Manaus, no Amazonas; Porto Velho, Rondônia; e Rio Branco, no Acre – passam a ter a nova tecnologia liberada, completando o ciclo de início da operação do 5G no país.

Com a chegada da tecnologia nas cinco cidades, o Brasil completará a disponibilização do sinal em todas as capitais brasileiras. Brasília foi a primeira cidade do país a receber o sinal 5G, no início de julho.

Continua depois da Publicidade

Na época, a Anatel já havia comunicado que seria necessário uma limpeza na faixa de transmissão em Manaus e Belém, o que atrasaria a ativação do sinal nas duas capitais.

Em Porto Alegre  o sinal está em funcionamento desde 29 de julho e é oferecido em pelo menos 40 bairros da cidade.

Anselmo Cunha / Agencia RBS

Foto: divulgação

O presidente do grupo de trabalho e conselheiro da Anatel, Moisés Moreira, destacou que, pelas regras estabelecidas pela agência, as operadoras têm obrigação de ligar o sinal até 28 de novembro nessas cidades, apesar de já poderem fazer a ativação no próximo dia 6.

5G teve poucas alterações desde a liberação do sinal em Porto Alegre, no fim de julho; veja o mapa

Segundo a Anatel, em Belém, as três operadoras que ofertarão o 5G nessa fase (Vivo, Claro e Tim) precisarão ativar no mínimo 57 antenas. Em Macapá, o piso é de 18; em Manaus, 84; em Porto Velho, 21; e em Rio Branco, o patamar mínimo é de 15 antenas.

5G em Belém: saiba como pedir a parabólica digital gratuita.

O edital do leilão que contratou o funcionamento da tecnologia previa que as capitais seriam os primeiros municípios a receber o sinal. Inicialmente, todas essas cidades teriam o 5G ativado até 31 de julho. A escassez de equipamentos que evitam interferências nas telecomunicações, no entanto, resultou num prazo adicional de 60 dias. Em agosto, o período foi mais uma vez estendido, com prazo final para ativação da tecnologia no fim de novembro.

Os últimos municípios a receberem o sinal 5G foram Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI), em 19 de setembro.

Redação: Portal CINCO

Leia Mais