Usuários das operadoras Claro, Vivo, Oi e TIM reclamavam de falta de sinal de telefonia móvel na manhã desta sexta-feira (16).
No Downdetector, que monitora queixas sobre funcionamento de sites e apps, as quatro operadoras são destacadas em relatórios de usuários que indicam problemas nos serviços.
Continua depois da Publicidade
A ferramenta comunica incidentes quando o número de relatórios de problemas é significativamente superior ao volume habitual a uma determinada hora do dia.

foto divulgação
A Vivo informou que seus serviços estão normalizados. “Alguns clientes podem ter encontrado dificuldades na utilização dos serviços da rede móvel devido a instabilidade em equipamentos de transmissão que atendem algumas regiões”, disse em nota. Segundo a operadora, a instabilidade ocorreu principalmente em alguns pontos de Minas Gerais, como Uberlândia.
A Oi informa que um rompimento de fibra ótica na rede de seu parceiro de infraestrutura afetou a prestação do serviço de banda larga da operadora, provocando instabilidade de alguns clientes na região Norte. A companhia acrescenta que os serviços já foram integralmente restabelecidos.
A TIM também foi procurada, mas ainda não se posicionou. Este texto será atualizado assim que tivermos uma resposta da operadora.
O pico de reclamações sobre a empresa foi registrado às 8h34, com 2.687 registros.
Sobre a Vivo, 46% das queixas eram sobre telefonia móvel, 29%, internet fixa e 25% de falta de sinal.
A ferramenta registrou três picos de reclamações sobre a operadora: às 7h49, às 9h19 e às 10h19, e o número de queixas registradas não ultrapassavam 130.
No caso da TIM, o pico de reclamações foi atingido na tarde de quinta-feira, por volta das 14h, e com 129 registros.

foto divulgação
A quem reclamar?
Além da central de atendimento das operadoras dispõe o cidadão os seguintes canais:
PROCON: Não obstante, o consumidor tem à disposição a assistência dos PROCONs como instrumento de resolução de conflitos na área, acompanhando e fiscalizando o cumprimento dos direitos do consumidor.
Central de Atendimento da Anatel (telefone 1331). Ela funciona nos dias úteis, das 8h às 20h, e a ligação é gratuita.
No site ReclameAqui as operadoras com mais reclamações nos últimos 12 meses, das 6 operadoras com maior número de reclamações, TODAS tem serviços deficitários. As 4 maiores operadoras de celular (Claro, Oi, Tim e Vivo), e Sky estão na lista de reclamações.
Redação: Portal CINCO
