De acordo com a testemunha, que preferiu não se identificar, por pouco, o avião não “bateu” em um avião cargueiro da empresa Sideral, também estacionada na pista. “O estrago poderia ter sido pior, já que mesmo sem ter ocorrido a colisão, o impacto do vento chegou a quebrar o trem de pouso do nariz do avião da MAP quebrou e ele ficou de cara no chão”, disse.
Mesmo diante do incidente, não houve necessidade de interdição do aeroporto, pois as aeronaves estavam paradas em uma área que não é a mesma de taxiamento, ou seja, onde os aviões fazem manobras para pouso e decolagem. O Avião da MAP deverá ser recolhido para manutenção e recuperação do trem de pouso e o da Sideral não sofreu nenhum dano durante o fato.
Continua depois da Publicidade
Local do incidente
A plataforma de estacionamento, rampa ou pátio é parte de um aeroporto. Geralmente é nessa área que as aeronaves ficam estacionadas, carregadas, descarregadas, abastecidas e encaminhadas.
Embora o uso de uma plataforma seja coberto pelos regulamentos, tais como a iluminação em veículos, essa parte do aeroporto é geralmente mais acessível aos utilizadores que a pista de pouso e decolagem ou o taxiway. No entanto, a plataforma não é normalmente aberta ao público em geral e deve ser acessada apenas por pessoas autorizadas.
Com informações do Minuto a Minuto