AnúncioAnúncio

Manaus

Marinha do Brasil

Marinha do Brasil celebra a Semana do Marinheiro em Manaus com uma série de eventos

Exposição, visitação a navios e desfile naval marcam as comemorações do Dia do Marinheiro, entre 7 e 13 de dezembro.


A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), realizará diversas atividades em Manaus, AM, para celebrar a Semana do Marinheiro, de 7 a 13 de dezembro. As comemorações marcam o Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro, data que homenageia o Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha.

No dia 7 de dezembro, as festividades começam no Mirante Lúcia Almeida, no Centro de Manaus, com uma exposição estática, de 13h às 23h, mostrando materiais e equipamentos utilizados pela Marinha na região. No mesmo dia, às 16h30, haverá apresentação da Banda de Música de Fuzileiros Navais, seguida pelo tradicional Desfile Naval às 17h, com os navios do Comando da Flotilha do Amazonas no Rio Negro.

Continua depois da Publicidade

No domingo, 8 de dezembro, a população poderá visitar dois navios da Marinha: o Navio-Patrulha Fluvial “Roraima” e o Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles”. A visitação será gratuita e acontecerá das 8h às 17h, no cais do Roadway, até o dia 12 de dezembro.

Ainda no dia 8, o Shopping Ponta Negra receberá a Banda de Música de Fuzileiros Navais para uma apresentação às 18h, na praça de alimentação. Já no dia 11, o Amazonas Shopping será palco de uma campanha de vacinação da Policlínica Naval, com a oferta de vacinas contra hepatite B, difteria, tétano e influenza, das 10h às 16h.

A Semana do Marinheiro é uma oportunidade para o público conhecer de perto o trabalho da Marinha do Brasil e a importância da instituição para a segurança e defesa nacional. Os eventos também promovem a integração com a comunidade, oferecendo atividades culturais e educativas.

O Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro, homenageia o Almirante Tamandaré, um dos maiores nomes da história naval brasileira. Ele dedicou 66 anos de sua vida à Marinha, sendo uma figura chave na luta pela Independência do Brasil e na Guerra do Paraguai, e um exemplo de coragem e lealdade à nação.