Nathalie Moellhausen experimentou um episódio dramático antes e durante as Olimpíadas de Paris. Na cidade onde mora, a esgrimista naturalizada brasileira passou por uma crise de lombalgia dias antes de competir e dividiu sua rotina entre o hospital e os treinamentos.
As dores foram fruto de um problema de saúde descoberto nesta semana. Nathalie foi internada na quinta-feira da semana passada e passou alguns dias no hospital. Primeiro, fez um exame de ressonância magnética. Depois, a biópsia, cujo resultado saiu na terça-feira, quatro dias antes da estreia nos Jogos. Veio, então, a notícia dada por seus médicos de que havia sido diagnosticada com um tumor na coluna considerado benigno.
Continua depois da Publicidade
Os médicos a trataram com analgesia, liberaram-na para a competição e marcaram uma cirurgia para segunda-feira, dia 29. No procedimento cirúrgico será feita a retirada do tumor e descompressão do local. Depois de competir, Nathalie decidiu retornar ao hospital para ser reavaliada por seu médico. Ela vive em Paris desde 2006.
Segundo o COB, Integrantes da área de saúde do comitê foram ao hospital durante a internação da Nathalie na semana passada, estiveram em contato com o médico particular da esgrimista e a própria atleta e têm monitorado toda a situação de perto.
Os médicos do COB, dizem a entidade, acompanharam a esgrimista durante a competição neste sábado e também se encaminharam para o hospital depois da derrota para a canadense Ruien Xiao, por 15 a 11. Ela deixou a disputa ofegante e quase não conseguiu falar. Só falará semana que vem, depois da cirurgia.