As novas modalidades são: o críquete, squash, basebol/softbol, lacrosse e flag-football (uma variante do futebol americano). Das cinco novas modalidades, apenas o críquete já teve presença em Jogos Olímpicos, na edição de 1900, em Paris.
O críquete é o esporte mais popular na Índia e muito jogado nos países da Commonwealth.
Continua depois da Publicidade
O basebol/softbol volta ao programa olímpico somente em 2028, depois de ter sido disputado em Tóquio (2020), e não estar em Paris no ano que vem. O lacrosse também volta somente em Los Angeles, já que esteve presente em St. Louis (1904) e Londres (1908).
Na segunda-feira (9), o comitê organizador dos Jogos de 2028 havia indicado a inclusão das cinco modalidades ao COI, que aprovou o pedido nesta sexta (13). Flag football e squash farão suas estreias em Olimpíadas, enquanto beisebol/softbol, críquete e lacrosse retornam ao programa olímpico.
O flag-footbal e o squash, muito populares nos Estados Unidos, vão fazer a sua estreia em Jogos Olímpicos.
BOXE
O COI ainda não decidiu sobre a presença do boxe em 2028, pois a modalidade ainda não tem uma federação internacional reconhecida pela entidade. Já o pentatlo moderno, foi confirmado, mas trocará a corrida a cavalos por um percurso de obstáculos. O halterofilismo também já está confirmado.
No remo, as provas de double-scull ligeiros serão substituídas por provas de remo de mar.
Com informações do 1001 sports e Lance