AnúncioAnúncio

Eleições 2024

EUA

O presidente Biden pode encerrar a disputa eleitoral neste fim de semana

Mais de 30 democratas imploram ao presidente para que desista da corrida eleitoral. Um comício denominado "passe a tocha" está marcado para este fim de semana. O presidente luta contra a Covid e o apoio de seu próprio partido cai, enquanto Donald Trump se fortalece após tentativa de assassinato.


O presidente Joe Biden, atualmente em autoisolamento em sua casa de praia em Delaware após contrair Covid-19 , continua sob intensa pressão para desistir da corrida presidencial de 2024, com um governador democrata próximo à sua campanha dizendo à CNN: “As próximas 72 horas são grandes. Isso não pode continuar por muito mais tempo.”

Nas três semanas desde seu desempenho desastroso no debate contra Donald Trump, o 46º presidente ignorou os apelos cada vez mais altos de dentro de seu próprio partido para abrir caminho para um candidato mais jovem enfrentar Trump em novembro, tornando-se uma figura cada vez mais isolada e dependente de um pequeno círculo de conselheiros de confiança para orientação.

Continua depois da Publicidade

Donald Trump e J.D. Vance na convenção do Partido Republicano – Foto: reprodução

Na tarde de sexta-feira, mais de 30 legisladores democratas, incluindo quatro senadores, se apresentaram publicamente para pedir que Biden fosse embora, enquanto figuras influentes como Barack Obama, Nancy Pelosi e Chuck Schumer teriam feito o mesmo apelo nos bastidores, temendo pelas perspectivas eleitorais de seu partido. Mais democratas se manifestaram contra ele na manhã de sexta-feira.

O presidente norte-americano é alvo de crescentes questionamentos após seu mau desempenho no debate de 27 de junho, quando se mostrou hesitante, confuso e com dificuldades para falar. Mais tarde, o atentado contra seu adversário, o republicano Donald Trump, aumentou a sensação nos democratas de que Biden não conseguirá se reeleger.

Embora o presidente tenha repetido em entrevistas que não irá a lugar nenhum, uma fonte disse à CNN que ele agora está “mais receptivo” a apelos de preocupação e a Axios informou que ele pode desistir já neste fim de semana.

Até o momento, oficialmente, tanto a Casa Branca quanto a campanha de Biden garantem que ele seguirá na disputa.