Guerra

Oriente Médio

Israel: Cerca de 1 mil brasileiros pediram regresso ao Brasil; três estão desaparecidos

Conforme o Itamaraty, apenas um brasileiro foi ferido no conflito.


A Embaixada brasileira em Tel Aviv já esta com os dados de cerca de mil brasileiros em Tel Aviv e em Jerusalém. Eles solitam retorno imediato ao Brasil. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a maioria deles estava fazendo turismo.

Os brasileiros preencheram um formulário online disponível no site da embaixada. Segundo o órgão, o preenchimento do formulário não assegura direito à repatriação e a inclusão na lista de passageiros será informada posteriormente.

Continua depois da Publicidade

O Itamaraty diz que segue acompanhando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras na região. A estimativa é que 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, a grande maioria fora da área afetada pelos ataques.

Foto: Mohammed Saber/Agência Lusa

O governo brasileiro reservou seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para a repatriação. Ainda neste domingo (8) um avião decolou com destino a Roma, na Itália, para trazer os brasileiros que tentam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito iniciado neste fim de semana.

O Itamaraty confirmou na tarde deste domingo (8) o desaparecimento de mais um brasileiro que participava de um festival de música eletrônica em uma área de conflito entre Israel e o Hamas. O evento ocorria no distrito sul de Israel, a menos de 20 km da Faixa de Gaza. Com isso, sobe para três o número de pessoas do Brasil que ainda não foram localizadas após o ataque no final da madrugada desse sábado (7). Um quarto homem também participante da festa, está hospitalizado.