Em um estádio do Parque dos Príncipes lotado, com celebridades como Tom Cruise nas arquibancadas, brasileiras e norte-americanos se enfrentaram em uma partida disputada até o último minuto. Os Estados Unidos abriram o placar apenas após 57 minutos de jogo, com gol de Mallory Swanson, após uma assistência da camisa 10 e capitã Lindsey Horan.
As brasileiras quase empataram durante os acréscimos. Mas o time não conseguiu passar a defesa das americanas e principalmente a goleira Alyssa Naeher, que impediu com sucesso as poucas tentativas de gol do Brasil.
Continua depois da Publicidade
O time brasileiro, que nunca conquistou a medalha de ouro na modalidade, entrou em campo ainda embalado pela vitória contra a anfitriã França por 1 a 0 nas quartas de final e os 4 a 2 marcados contra a Espanha, campeã mundial, na semifinal. Já as americanas pisaram no gramado com um histórico de vitórias impressionante. Das sete vezes que o futebol feminino integrou as Olimpíadas, quatro medalhas de ouro foram para os Estados Unidos (1996, 2004, 2008 e 2012).
As americanas conquistaram assim sua quinta medalha de ouro, a primeira desde Londres-2012. Com o resultado, os Estados Unidos acumulam 114 medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris, 34 delas de ouro.
Despedida olímpica de Marta
A partida pode marcar a despedida de Marta, que disse que o torneio de Paris seria sua última participação em Jogos Olímpicos. A jogadora havia afirmado o mesmo na Copa do Mundo de 2023, mas deixou as portas abertas para disputar o torneio em 2027, quando o Brasil será sede.
A camisa 10 estava na derrota por 1 a 0 para as americanas na final dos Jogos de Pequim-2008. Desde então, o Brasil não disputou mais nenhuma decisão em grandes torneios.
Aos 38 anos, Marta é dona de seis prêmios de melhor jogadora do mundo.
(Com agências)