AnúncioAnúncio

Brasil

Esporte

Vinicius Junior pode levar sua 1ª Bola de Ouro; brasileiros não ganham troféu desde 2007

A cerimônia de entrega do prêmio Bola de Ouro da revista France Football, para os melhores jogadores da temporada 2023/2024, acontece nesta segunda-feira (28). No masculino, Vinícius Junior é o único brasileiro na lista e o grande favorito a levar o prêmio. Mas a delegação do Real Madrid não estará presente no evento, o que gera especulações de que Vinicius não será o vencedor.


Parecia certo que o brasileiro Vinicius Junior seria o vencedor da Bola de Ouro 2024, mas na manhã desta segunda-feira, crescentes rumores colocavam o atacante na segunda posição, atrás do meio-campista espanhol do Manchester City, Rodri, de 28 anos.

O vencedor será revelado somente na cerimônia, no Teatro Châtelet, em Paris, a partir das 8 da noite, hora local, 4 da tarde, no horário de Brasília. Mas a decisão do Real Madrid de não viajar a Paris indica que é quase certo que o prêmio não será atribuído a um jogador do clube.

Continua depois da Publicidade

O Real Madrid já tinha tomado esta mesma atitude quando Léo Messi ganhou de Cristiano Ronaldo.

A delegação do Barça chegou na tarde desta segunda-feira em Paris. O clube catalão se instalou no hotel Le Collectionneur, no 8º distrito da capital, juntamente com parte da delegação do Manchester City. Rodri chegou em uma van cinza escuro.

Vinicius Junior concorre com outros 29 atletas, entre eles o britânico Jude Bellingham e o francês Kylian Mbappé, seus companheiros de Real Madrid, e o espanhol Rodri, do Manchester City.

Vinicius Junior Vini Jr recebe o prêmio Sócrates, da Bola de Ouro, das mãos do Príncipe Albert II, de Mônaco — Foto: Stephanie Lecocq/Reuters

Se vencer, o Brasil volta a ter um jogador no posto de melhor do mundo após 17 anos. O último a conseguir este feito foi Kaká, em 2007, pelo Milan.

O atacante, de 24 anos, ganhou uma nova dimensão na última temporada no Real. Ele foi um dos responsáveis pela dobradinha do clube, que venceu o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões, onde Vini marcou dois gols importantes contra o Bayern de Munique e outro contra o Borussia Dortmund, quando foi eleito o melhor jogador da competição.

Já na seleção brasileira, Vini impressionou menos. O Brasil foi eliminado nas quartas de final da Copa América. Mas o fraco desempenho não deve impedi-lo de ganhar a Bola de Ouro.

Em 21 de maio de 2023, Vinicius Junior foi alvo de racismo por parte de torcedores do Valencia no Estádio Mestalla, casa da equipe. A reação do atacante do Real Madrid, confrontando os responsáveis e criticando o fracasso do futebol espanhol em lidar com a questão – dizendo que “o racismo é normal em LALIGA”, – provocou uma onda global de apoio ao jogador, e ele tem sido uma das principais vozes nessa luta. Este não foi o único momento que o brasileiro, que é um dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol e do mundo na atualidade, enfrentou racismo dentro de um estádio. Como o próprio atleta disse: “não foi a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira”.

Ele sucederia Léo Messi, vencedor no ano passado do título de melhor jogador do mundo. Esta é também a primeira vez desde 2003 que nem Messi nem Ronaldo estão na lista de indicados, nem qualquer outro ex-vencedor do troféu, que premia o melhor jogador no período que vai de 1º de agosto de 2023 a 31 de julho de 2024. Os dois craques, que jogam respectivamente nos Estados Unidos e na Arábia Saudita, estão dando lugar aos jovens.

Rodri único concorrente de peso

O meio-campo Rodri, de 28 anos, peça central do sucesso do do Machester City na Premier League e seleção espanhola na Eurocopa, é o único verdadeiro concorrente do brasileiro. Mas com uma desvantagem: a eliminação do Manchester City nas quartas de final da Big Ears Cup.

Jude Bellingham, que perdeu na final do Eurocopa para a Espanha, também foi decisivo na temporada passada, mas em partidas menos importantes que Vinicius.

Vinicius Junior, Bellingham e Rodrygo na festa do título da Supercopa da Espanha — Foto: Getty Images

Aos 21 anos, ele ganhou o prêmio de melhor jovem do ano passado, o Troféu Kopa, que também será apresentado segunda-feira à noite no teatro Châtelet e deverá ser atribuído ao espanhol do FC Barcelona Lamine Yamal, de 17 anos.

Kylian Mbappé de 25 anos, único representante francês e semifinalista da Liga dos Campeões com o PSG, tem as melhores estatísticas dos indicados (52 gols em 59 partidas), mas seu fraco desempenho pela seleção francesa na Euro joga contra ele.

Feminino

Em sua sexta edição, o Bola de Ouro feminino tem duas brasileiras concorrendo: Gabi Portilho, do Corinthians, e Tarciane, do Houston Dash, dos Estados Unidos. Atual melhor do mundo, a espanhola Aitana Bonmatí é a favorita ao prêmio.

O pódio poderia ser integralmente do FC Barcelona, já que as jogadoras Alexia Putellas, que ganhou o prêmio em 2021 e em 2022, e Salma Paralluelo, são as duas outras concorrentes mais fortes ao troféu.

Está será a quarta vez seguida que o Barça ganha o prêmio, mostrando o peso do clube catalão no futebol feminino mundial.

(Com AFP)