AnúncioAnúncio

Amazonas

Manaus

Morre em Manaus o jornalista Adalto Guilherme Xavier Gil, vítima de câncer

O comunicador lutava contra um câncer de intestino há mais de 5 meses.


Faleceu na madrugada desta segunda-feira (29), em Manaus, o jornalista Adalto Guilherme Xavier Gil, vítima de câncer.

Gil era formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e teve uma carreira destacada nos principais veículos de imprensa, agências de publicidade e assessorias de comunicação do Estado. Além de jornalista, ele era professor de inglês, tradutor, intérprete e escritor de diversas obras acadêmicas e literárias.

Continua depois da Publicidade

Gil foi um nome influente na cena cultural de Manaus, atuando como bailarino e coreógrafo em grupos renomados como o Grupo de Teatro e Dança Jurupari, Ballet da Cidade, e Balé Habeas Corpus.

Foto: reprodução

Ele contribuiu significativamente para o movimento artístico local, publicando a obra pioneira “Dançando Conforme a Música”, que aborda a história da dança em Manaus.

Sua trajetória profissional incluiu passagens como repórter, editor e assessor em diversos veículos, como o Jornal do Norte, Amazonas Em Tempo, Diário do Amazonas e a Agência de Comunicação do Estado do Amazonas (Agecom).

Gil também lecionou idiomas no Centro Cultural Anglo-Americano (CCAA) e na Skill – Aliança Inglesa. Adalto Gil deixa um legado de dedicação ao jornalismo e à cultura, inspirando gerações de profissionais e artistas.

O velório teve início as 9h no Cerimonial Canaã, capela 5, à rua Major Gabriel, 1833 – centro. O sepultamento será hoje as 15h.