Um avião da Voepass, antiga Passaredo, com 61 pessoas a bordo, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9). Ainda não há informações sobre vítimas.
A aeronave ATR-72 decolou de Cascavel (PR) às 11h50, com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP), com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo, segundo a companhia aérea.
Continua depois da Publicidade
De acordo com informações repassadas pela assessoria de imprensa do aeroporto de Viracopos, os pilotos que conduziam o avião não solicitaram apoio de emergência ao terminal aeroportuário, o mais próximo do local do acidente e localizado na região de Campinas (SP). – Veja vídeo:
Resgate das vítimas
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Polícia Militar estão mobilizadas para o resgate das vítimas. O local do acidente fica próximo à rodovia Miguel Melhado (SP-324). Também não se sabe se a aeronave atingiu casas ou comércio local.
Confira a nota da Voepass
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
Confira a nota do aeroporto de Cascavel (PR)
A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.
Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.
A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9).
Lula pede um minuto de silêncio para vítimas de avião que caiu no interior de SP
‘Parece que todos morreram’, disse presidente em Santa Catarina, nesta sexta (9); avião que caiu em Vinhedo tinha 62 pessoas a bordo.
O presidente Lula (PT) pediu um minuto de silêncio às vítimas do acidente envolvendo um avião de médio porte em uma área residencial de Vinhedo, no interior de São Paulo. O mandatário está em Santa Catarina, onde inaugurou uma obra em Florianópolis e depois fez a entrega de um “navio de guerra” em cerimônia em Itajaí.
“Tenho que ser portador de uma notícia muito ruim. Queria que todos se colocassem de pé para que a gente fizesse um minuto de silêncio porque acaba de cair um avião. Parece que todos morreram. Queria pedir um minuto de silencio às vítimas”, afirmou o presidente na abertura de seu discurso em Itajaí.
Segundo a Voepass, antiga Passaredo, o voo 2283 tinha 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
Entenda qual a principal hipótese para a queda do avião
As condições climáticas estão entre as hipóteses mais fortes para explicar a queda do avião que deixou 61 mortos. A empresa informou que não há sobreviventes entre os 57 passageiros e quatro tripulantes. É o acidente aéreo com maior número de vítimas desde 2007.
Imagens da queda do avião, que mostram a aeronave caindo em um giro vertical, posição chamada de “parafuso chato” no meio da aviação, é o principal indicativo de que o acidente ocorreu devido a uma perda de sustentação, o “estol”. Segundo especialistas, a perda de sustentação da aeronave pode estar associada à formação de gelo nas asas do avião, mas só a investigação será capaz de dar a resposta.
https://x.com/fdpamplona/status/1821952060155146491
“Toda vez que cai assim é porque a asa perdeu a sustentação. Se os comandos não estivessem travados pelo gelo, ele poderia recuperar. Mas, mesmo assim, em uma queda nessa posição e dependendo do acúmulo de gelo, talvez até um piloto com muita experiência em acrobacia teria dificuldade em sair”, explica Laert Gouvêa, diretor do Instituto Brasileiro de Segurança na Aviação.
Ele explica que o modelo ATR-72 voa em um nível intermediário de altura, o que facilita a formação de gelo sobretudo quando há frentes frias. Conforme o especialista, a formação de gelo ocorre em média a uma altura entre 14 mil pés e 24 mil pés.
“Já houve outros acidentes por causa de gelo com esse modelo de avião. Esse tipo de avião voa num nível mais propenso à formação de gelo. São níveis intermediários (de altura). Nesse nível, tem grãos de gelo muito grandes, isso tanto pode danificar o avião como pode formar um gelo que gruda na aeronave. Quando ele gruda no perfil da asa, ela perde a sustentação. Também pode grudar na hélice e fazer com que ela perca rendimento”, afirma Gouvêa.
A Voepass divulgou a lista dos 57 passageiros que estavam no avião da companhia que caiu nesta 6ª feira (09-08-2024) em Vinhedo, no interior de São Paulo.
- Rosangela Souza
- Eliane Andrade Freire
- Luciani Cavalcanti
- Jose Fer
- Denilda Acordi
- Maria Auxiliadora Vaz de Arruda
- Jose Cloves Arruda
- Nelvio Jose Hubner
- Gracinda Marina Castelo da Silva
- Ronaldo Cavaliere
- Silvia Cristina Osaki
- Wlisses Oliveira
- Hiales Capine Fodra
- Daniela Schulz Fodra
- Regiclaudio Freitas
- Simone Mirian Rizental
- Josgleidys Gonzalez
- Maria Parra
- Joslan Perez
- Mauro Bedin
- Rosangela Maria de Oliveira
- Antonio Deoclides Zinijunior
- Kharine Gavlik Pessoa Azini
- Mauro Sguarizi
- Leonardo Henrique da Silva
- Maria Valdete Bartnik
- Renato Bartnik
- Hadassa Maria da Silva
- Raphael Bohne
- Renato Lima
- Rafael Alves
- Lucas Felipe Costa Camargo
- Adrielle Costa
- Laiana Vasatta
- Ana Caroline Redivo
- Josecarlos Copetti
- Andre Michel
- Sarah Sellalanger
- Edilson Hobold
- Rafael Fernando dos Santos
- Lizibba dos Santos
- Paulo Alves
- Pedro Gussondo Nascimento
- Rosana Santos Xavier
- Thiago Almeida Paula
- Adriana Santos
- Deonir Secco
- Alipio Santos Neto
- Raquel Ribeiro Moreira
- Adriano Daluca Bueno
- Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
- Diogo Avila
- Luciano Trindade Alves
- Isabella Santana Pozzuoli
- Tiago Azevedo
- Mariana Belim
- Ariane Risso
Além deles, também morreram 4 tripulantes:
- Danilo Santos Romano, 35 anos;
- Débora SoperÁvila, 28 anos;
- Humberto deCamposAlencar e Silva, 61 anos;
- Rubia Silvade Lima, 41 anos.
Companhia confirma morte de passageiro que não constava em lista e nº de vítimas de desastre aéreo em Vinhedo sobe para 62
Com agências