AnúncioAnúncio

Brasil

A 1ª mãe a vencer Miss Brasil é Pernambucana e teve filho na Itália

Modelo e atriz, Luana Cavalcante disputará o Miss Universo no México em novembro.


O Miss Universo Brasil aconteceu na noite desta quinta-feira (19), no Teatro Gamaro, no bairro da Mooca, em São Paulo. Representante de Pernambuco, a modelo Luana Cavalcante, de 25 anos, venceu a competição.

Ela é a primeira mãe a conquistar o mais importante concurso de beleza do país. A direção do evento agora permite que mulheres casadas, divorciadas, mães e transexuais se inscrevam. Antes, o regulamento exigia que a candidata fosse solteira e sem filho.

Continua depois da Publicidade

Luana engravidou aos 19 anos, quando passava uma temporada de trabalho na Itália. Seu filho, Pedro, nasceu naquele país.

“É a criança mais inteligente e doce que eu já conheci e sonha em ser modelo (como a mamãe) e cientista. Ser sua mãe é uma das maiores alegrias que o universo já me deu, e luto diariamente para que seus sonhos sejam vividos em um mundo mais humano, consciente e seguro”, postou numa rede social.

Pedro é a criança mais inteligente e doce que eu já conheci e sonha em ser modelo (como a mamãe) e cientista. Ser sua mãe é uma das maiores alegrias que o universo já me deu, e luto diariamente para que seus sonhos sejam vividos em um mundo mais humano, consciente e seguro – Foto: Instagram

Luana começa imediatamente a preparação para o Miss Universo, agendado para 16 de novembro, na Cidade do México. O Brasil venceu a disputa apenas duas vezes: em 1963, com a gaúcha Ieda Maria Vargas; cinco anos depois, triunfou a baiana Martha Vasconcellos.

A última melhor colocação de uma brasileira foi o 2º lugar de Julia Gama, do Rio Grande do Sul, na edição de 2020, realizada com atraso devido à pandemia de covid-19. A atual dona da coroa é Sheynnis Palacios, da Nicarágua, que esteve na eleição da Miss Brasil 2024 na capital paulista.

Quem é Luana Cavalcante

Natural do Recife, Luana começou a carreira de modelo aos 13 anos, após vencer o Miss Pernambuco Juvenil.

Luana já trabalhou com marcas nacionais e internacionais e também é atriz, tendo estreado no cinema em 2022, no filme americano Battle for Saipan, interpretando uma enfermeira da Segunda Guerra Mundial. No longa nacional Filhos do Mangue, de 2023, viveu a personagem Levina. A produção venceu o prêmio de Melhor Direção no 52° Festival de Gramado.

Atualmente, Luana mora na Itália com o marido e o filho. Em uma publicação recente em seu Instagram, ela conta que descobriu a gravidez em 2020, aos 19 anos. A carreira internacional estava encaminhada, e ela havia decidido retornar ao Brasil para estrear como miss, mas teve de deixar o sonho de lado, já que a competição ainda não permitia a participação de mães.

“Pude finalmente retornar ao Brasil para tirar do papel aquele projeto de ser miss. Sou feliz por viver tudo isso e poder provar para outras mulheres que nós não precisamos nos limitar”, escreveu. Em novembro, Luana participará do Miss Universe 2024, que acontece no México.

Na noite de quinta, a Miss Alagoas Gabriele Marinho ficou em segundo lugar, enquanto Maria Fabiana Mata, a Miss Rio de Janeiro, levou o terceiro.

Além das três finalistas, as outras 23 participantes do concurso foram: Laryssa Costa (Acre), Joana Flexa (Amapá), Ana Sarah Barreto (Amazonas), Daniela Ataides (Bahia), Kellen Alves (Ceará), Suamy Goulart (Distrito Federal), Letícia Galvão (Espírito Santo), Lara Borges (Goiás), Ane Caroline Diniz (Maranhã), Calita Franciele (Mato Grosso), Lulu Oliveira (Mato Grosso do Sul), Tatiana Gonçalves (Minas Gerais), Kissia Oliveira (Pará), Taynara Gargantini (Paraná), Gabriela Pessoa (Piauí), Rita Leão (Rio Grande do Norte), Eduarda Dallagnol (Rio Grande do Sul), Renata Dantas (Rondônia), Karol Falcão (Roraima), Carolina Schüler (Santa Catarina), Milla Vieira (São Paulo), Milena Cassiano (Sergipe) e Jackeline Balestra (Tocantins).

Ana Kezya Alves, Miss Paraíba, apresentou sintomas de infecção de garganta com febre e calafrios, e optou por não participar do concurso.

A cerimônia, apresentada por Julia Gama (Miss Brasil e Vice Miss Universo 2020), foi transmitida on-line, e pode ser assistida na íntegra na página do YouTube do Miss Universe Brasil clicando aqui. Sheynnis Palacios, da Nicarágua, atual Miss Universo, estava presente no evento.

Foto: Instagram

“Não há palavras para descrever a emoção que sinto em poder dizer que sou a PRIMEIRA PERNAMBUCANA E MÃE a se tornar MISS UNIVERSE BRASIL. Quando decidi explorar esse universo,com sonhos mala e o desejo de conquistá-lo,tinha convicção que grandes coisas esperavam por mim.” Luana Cavalcante.