Nesta segunda-feira (19/5), a Diocese do Crato apresentou a conclusão da primeira fase do inquérito em um compilado de 10 volumes.
O pontífice também apela uma ação coletiva para proteger a “dignidade de cada pessoa, especialmente a mais frágil e indefesa”.
Fumaça branca apareceu na chaminé da Capela Sistina, no Vaticano; fiéis aguardam, a partir de agora, aparição pública do novo Papa.
O ritual do conclave que irá eleger o sucessor do papa Francisco começou na manhã desta quarta-feira (7), com uma missa reunindo cerca de 200 cardeais, entre eles os 133 autorizados a votar, bispos, sacerdotes e fiéis.
Encontros reservados entre cardeais abordaram reformas, imigração, guerras e perfil do futuro pontífice; 12ª congregação acontece nesta terça-feira.
A Santa Sé anunciou que os 179 cardeais, incluindo 133 eleitores, já estão todos em Roma se preparando para o início do conclave.
Comunicado da Santa Sé sobre a Congregação Geral pré-Conclave: os purpurados expressam toda a preocupação com as populações ainda vítimas de conflitos. À luz dos ataques que se intensificaram “especialmente em detrimento da população civil”, o apelo é “a todas as partes envolvidas para que cheguem a um cessar-fogo permanente o mais rápido possível”. As negociações “sem condições prévias” são unanimemente solicitadas.
Com representantes de 70 países, evento será decisivo para definir os rumos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco.
Documento impresso com qualidade surpreendente tenta influenciar a escolha do novo papa, segundo cardeais. Vaticano evita comentários oficiais sobre o caso.
Técnicos, cardeais e autoridades do Vaticano intensificam preparativos para o conclave que começa em 7 de maio; bastidores revelam operação de segurança comparável à de Estados modernos.