Se insistiu na reforma do Conselho de Segurança da ONU e buscou protagonismo internacional, Lula descuidou do mais importante: liderança regional. Mídia internacional dá pouca atenção para discurso de Lula na ONU - “Washington Post” publicou texto com título crítico ao presidente brasileiro; veículos de Portugal e Itália apenas citaram o petista, sem destaque.
Na Ucrânia, o dia 24 de agosto é uma data de celebrações: marca a declaração da independência do país, em 1991. O feriado é festejado em todo o território nacional e dezenas de eventos também são organizados no exterior. Uma mensagem simbólica do presidente Volodymyr Zelensky foi gravada nesta manhã a partir de Mohrutsya, a cinco quilômetros da fronteira com a Rússia, na região de Sumy: a guerra “está de volta” ao país vizinho, advertiu o líder ucraniano.
Tabela mostra que os gastos militares reais dos Estados Unidos em 2022 chegaram a 1.537 trilhões de dólares.
Vladimir Putin diz que envio de tropas ocidentais à Ucrânia seria ‘ameaça real de conflito nuclear'.
A Rússia lançou o número recorde de 90 drones do tipo Shahed sobre a Ucrânia, nas primeiras horas do novo ano, afirmou a Força Aérea ucraniana nesta segunda-feira, dia 1º. Moscou, por sua vez, reportou sobre ataques ucranianos.
Mais de uma dúzia de pessoas foram mortas em ataques ucranianos na capital da província russa de Belgorod, informou no sábado o Ministério de Emergências da Rússia, com o Ministério da Defesa russo prometendo que o ataque "não ficará impune".
Além dos desafios internacionais, 2024 será ano de eleição, e Lula pretende rodar o País para acompanhar a execução de obras do PAC.
Com o colapso do comunismo e o fim da Guerra Fria, diversos países aboliram a compulsoriedade de servir nas Forças Armadas. Desde o início da guerra russa na Ucrânia, porém, os governos decidiram reinstituí-la. O centro das discussões é se a conscrição pode significar o envio de jovens mal formados e descontentes para a batalha ou poderá incentivar o dever cívico e ajudar a defender a Europa?
As crianças ucranianas iniciaram nesta sexta-feira (01) o segundo ano escolar desde que a Rússia lançou a sua invasão em grande escala, forçando aulas online e em abrigos antiaéreos subterrâneos em várias partes do país. Mais de 1.300 escolas ucranianas foram destruídas nos últimos 18 meses, mas os perigos não impedirão as crianças ucranianas de voltarem à escola.
Investigadores russos disseram neste domingo (27) que testes genéticos confirmaram que Yevgeny Prigozhin, chefe do grupo mercenário Wagner, estava entre as 10 pessoas mortas num acidente de avião na semana passada.