Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson ganharam o prêmio Nobel de economia de 2024 "por estudos sobre como as instituições são formadas e afetam a prosperidade", disse a Real Academia Sueca de Ciências nesta segunda-feira (14). Eles dividirão o prêmio de US$ 1 milhão.
Físico, cujo nascimento completa cem anos nesta quinta (11), adotou espécie de 'nacionalismo científico'. Para homenagear o físico, o CNPq nomeou a plataforma utilizada para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes de Plataforma Lattes.
O francês Moungi Bawendi, o americano Louis Brus e o russo Alexei Ekimov conquistaram nesta quarta-feira (4) o Prêmio Nobel de Química de 2023 por suas pesquisas sobre as nanopartículas. O trio de cientistas trabalha nos Estados Unidos.
O Prémio Nobel da Medicina foi atribuído esta segunda-feira à húngara Katalin Kariko e ao norte-americano Drew Weissman pelas suas descobertas no domínio do ARN mensageiro que abriram caminho às vacinas contra a Covid-19.
Professor egresso de Princeton diz que Larry Summers e outras grandes mentes da profissão perderam de vista sua missão mais importante.
Embora tenha considerado, a princípio, convidar embaixadores da Rússia, Belarus e Irã para sua próxima cerimônia de entrega de prêmios, a Fundação Nobel recuou em sua decisão, e os representantes destes três países não estarão entre os presentes no evento em Estocolmo. A comissão informa, em um comunicado publicado neste sábado (2), que, face à indignação causada pelos convites, “repete a medida excepcional do ano passado”.