Macron manobra para tentar brecar acordo Mercosul-UE antes da cúpula. Há anos, o presidente Francês vem tentando barrar o avanço do acordo e, neste ano, o presidente do país, Emmanuel Macron, deu diversas declarações se colocando contra a finalização do tratado. “A França se opõe a este acordo”, disse Macron.
'Eles podem procurar outro otário', afirma o presidente eleito dos EUA sobre ameaça dos Brics. “A ideia de que os países do BRICS estão tentando se afastar do dólar enquanto ficamos parados e observamos acabou. Exigimos um compromisso desses países de que não criarão uma nova moeda do BRICS, nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, ou eles enfrentarão tarifas de 100% e devem dizer adeus ao comércio com a maravilhosa economia dos EUA”, disse Trump na rede Truth Social.
Falas de líderes do Congresso deram trégua à disparada no início da tarde, mas alívio não se sustentou. O governo estava pressionado para apresentar medidas que garantissem o equilíbrio das contas públicas, mas isso não aconteceu.
Depois da Assembleia Nacional francesa na terça-feira (26), o Senado validou nesta quarta-feira (27) a posição do governo sobre o projeto de acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, que Paris rejeita "tal como está" em nome da defesa dos agricultores franceses. Senadores chamaram o acordo de concorrência desleal e disseram que não pode haver negócio entre “comida lixo e carros bonitos”.
Volume de recursos congelados subiu de R$ 13,3 bi para R$ 19,3 bi
Os investigados na Operação Contragolpe, são, em sua maioria, militares com formação em Forças Especiais.
Seis ministros do STF votaram para manter a pena de 8 anos e 10 meses de prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Decisão da Corte ainda cabe mais um recurso; caso não consiga reverter a condenação, o ex-presidente será preso em regime fechado.
Defensor da anistia aos envolvidos no 8 de janeiro de 2023, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), culpou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelas explosões na Praça dos Três Poderes.
Presidente da CPI das Apostas declara que Bruno Henrique será convocado. Atacante é acusado de ter forçado cartão amarelo no Brasileirão de 2023.
Um esquema de segurança sem precedentes foi organizado para o dia das eleições presidenciais americanas, nesta terça-feira (5). Alguns Estados mobilizaram suas guardas nacionais e mais de 100 ex-membros do governo e militares veteranos fazem um apelo pelo respeito ao voto e uma transferência pacífica de poder. Especialistas e mídias americanas preveem que o candidato republicano, Donald Trump, não aceitará os resultados em caso de uma derrota.