Ministério das Minas e Energia se mete na direção da Petrobras, trata a Vale como se fosse estatal e pressiona a Aneel.
O apagão ocorreu na tarde de domingo (14/04), por volta das 15h e durou cerca de 7 horas afetando, além da capital, as cidades de Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo.
Concessionária havia ingressado com um pedido de reconsideração da decisão pelo colegiado do órgão regulador do sistema elétrico, mas teve o recurso negado por unanimidade, na última terça-feira (23).
A capital do Amazonas poderá ficar sem o serviço de fornecimento de energia elétrica nos próximos 60 dias.
Segundo a Abrace, pouco mais da metade do valor da conta está ligada a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica
Bairros da zona urbana e rural de Manaus ficarão temporariamente sem energia elétrica no período de 4 a 9 de setembro. A interrupção temporária feita pela Amazonas Energia se dá para a realização de serviços de adequação, ampliação e manutenção da rede.
No Amazonas pelo menos 6 cidades ficaram sem energia. O apagão ocorreu após blecaute no sistema da capital, segundo a Amazonas Energia.
A floresta Amazônica, um dos biomas mais ricos e diversos do mundo, cobre 96% do território da Guiana Francesa. Um ecossistema fundamental diante dos desafios do aquecimento global. No entanto, a Guiana Francesa também é uma área de crescimento demográfico e com fortes necessidades para o bem-estar da população. A floresta e sua madeira oferecem, para alguns, fonte para a produção de eletricidade. Enquanto ambientalistas defendem a máxima preservação da floresta.
Concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica são obrigadas a aplicar anualmente um montante de sua receita líquida em pesquisa e desenvolvimento do setor elétrico.
A queda no sistema derrubou serviços de celulares e internet, gerou engarramentos e lentidão no trânsito, paralisou o comércio e indústria.