A maior participação das mulheres na política e o empreendedorismo feminino foram pautas do encontro da Business and Professional Women Manaus (BPW Manaus) – uma organização de Mulheres de Negócios e Profissionais – com a pré-candidata a prefeita, Maria do Carmo Seffair, realizada nesta terça-feira, 2/7, na zona Centro-Sul da capital.
A organização trabalha o empoderamento da mulher em mais de 100 países e tem assento consultivo na Organização das Nações Unidas (ONU). Na capital amazonense, além de suas atividades empresariais, elas fomentam iniciativas que possibilitem a inserção de mulheres no mercado de trabalho e promovam o crescimento econômico desse público.
Continua depois da Publicidade
“É bom ver que, assim como eu, outras mulheres se interessam por política públicas que beneficiem diretamente as mulheres, porque é o que, de fato, muda a vida das pessoas. A mulher pode e deve ser agente ativa das mudanças que Manaus tanto precisa”, destacou Maria do Carmo, que durante o encontro reforçou suas propostas e seu compromisso em colocar toda sua experiência de mais de 40 anos de gestão para mudar a maneira de se fazer políticas públicas em Manaus.
“Tem muita coisa que não muda porque não é levada a sério, mas vou mostrar que Manaus tem jeito, que é possível ter nossas crianças nas creches para que suas mães trabalhem e tenham dignidade. Vamos tirar as mulheres, e a população como um todo , desse ciclo de assistencialismo. O social é muito importante, mas quero investir em educação e formação profissional para que as pessoas conquistem de verdade a autonomia financeira”, afirmou a pré-candidata.
Representatividade
Historicamente, as mulheres são maioria do eleitorado, representando mais de 52% dos aptos a votar. Mesmo assim, apenas 18% delas conseguem chegar a algum cargo político. Essa discrepância também foi tema da reunião e, segundo a professora Maria do Carmo, é um dos motivos que a fez entrar para a política.
“Um dos meus objetivos é inspirar outras mulheres a entrar na política e ocupar espaços de poder na sociedade que, por muito tempo, foram negados a elas. É uma questão de democracia”, defendeu a pré-candidata, que é empresária e reitora da Fametro.
*BPW Manaus*
De acordo com a presidente da BPW Manaus, Grace Benayon, o convite para a reunião com Maria do Carmo se deu pelo legado empresarial que ela possui, que a credencia a ser uma pré-candidata qualificada para concorrer à Prefeitura de Manaus.
“Eu já acompanhava a trajetória da professora Maria do Carmo, que foi parceira da BPW e sempre deu exemplo de cidadania e realizou ações de responsabilidade social. Por isso, decidimos convidá-la a apresentar suas propostas para melhorar o dia a dia da nossa cidade, além do que já tem feito com a Fametro”, explicou Grace Benayon.
Para a educadora financeira Roberta Veras Antônio, Maria do Carmo Seffair é uma mulher preparada e com um histórico de boa gestão. “Manaus está precisando de uma gestão como a dela. Sabemos o que a professora já fez com a Fametro. Então, ter uma pessoa com a experiência e o sucesso dela comandando Manaus seria um alívio”, considerou.